Salões de beleza adotam "escova inteligente" por até R$ 1.500
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FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online
Alisar o cabelo sempre foi uma velha prática da maioria das brasileiras e, democrática, a indústria logo providenciou métodos para realizar este sonho "a qualquer preço". Sempre haverá do" dos cabelos. Não importa o nome, mas o efeito: que seja liso (e não desmanche).
Divulgação
Antero, que "repaginou" o visual de Fani, recomenda mais volume
E "oportunistas" não faltam no mercado. Cientes de que mulher faz "qualquer coisa" pelo corpo e pelo cabelo, surgiram no mercado métodos baratos e eficientes, mas altamente prejudiciais à saúde. Quando o silicone para os seios surgiu, também foi assim: foram registradas algumas mortes até que o produto fosse regulamentado pelos órgãos responsáveis. E com o atual modismo da "escova progressiva" --ou escova francesa, alisamento japonês e escova definitiva, diferentes nomes e técnicas para o alisamento dos cabelos--, não foi diferente.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que regula, entre outros, o setor de cosméticos, não reconhece a escova progressiva, mas exige um registro dos produtos utilizados no procedimento. O formol é um desses produtos; com função conservante em cosméticos, apresenta um limite de uso de no máximo 0,2% (Resolução 162/01). Antes de sua aplicação nos cabelos, o produto foi utilizado no esmalte para endurecer as unhas (limite máximo de 5%).
Eron Araújo, cabeleireiro do salão Studio W, em São Paulo, não recomenda o uso de produtos com formol, que causam um efeito de "engessamento do cabelo". Para atender as clientes que desejam alisar suas madeixas, Araújo tem outro método; o "recondicionamento térmico" --que utiliza o tioglicolato de amônia, que não "encapa" o cabelo, mas "remodela" as curvas agindo internamente.
AP
Caroline D'Amore em cena rara: a modelo enrola o cabelo antes de entrar nas passarelas
"Se você não tem certeza de que o estabelecimento vai usar um produto seguro, então nem entre no salão. Não arrisque sua saúde e opte pela velha escova com secador", recomenda Araújo. Em grandes concentrações, o formol provoca câncer e afeta o fígado.
Os profissionais são unânimes em alertar para os riscos de técnicas radicais ou milagrosas. "Cabelos crespos quando submetidos a relaxamento ou alisamento fortes ficam muito porosos e fracos, rompendo-se com mais facilidade. Os fios porosos têm uma tendência a ressecar mais rápido", diz Ricardo Heleno, cabeleireiro do salão Jean Louis David, nos Jardins, e responsável pelo Blog do Cabelo.
Para a farmacêutica Denise Soledade Jornada, salões pequenos buscam produtos à base de formol, que geralmente são preparados de forma ilegal, porque são mais baratos e apresentam resultado mais rapidamente. "Assim como algumas mulheres que, na tentativa de poupar dinheiro e conseguir resultado mais rápido, preparam em casa misturas horrorosas de químicos", diz a farmacêutica.
Juha Antero, do MG Hair, em São Paulo, explica que já usou produtos à base de formol (com 0,02% de concentração), mas que, aos poucos, o salão vem abandonando essa prática. "Atualmente, testamos a 'escova inteligente', que usa um produto com extratos vegetais, à base de guaraná. O efeito não é aquele liso escorrido, mas a tendência também não pede uma mulher assim."
Para Antero, o homem de hoje deseja a mulher cujo cabelo tem volume, transmitindo algo mais "selvagem". "E se não é para atrair a atenção do homem, pra que correr riscos?", questiona.
Ozéia Oliveira
sábado, 17 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
O que e BULLING?
Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduos) incapaz de se proteger.
10 dicas de fotografia digital....
como aprender a fotografar? Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. É algo que todos queremos fazer e bem. No entanto não é fácil começar sem uma pequena ajuda. Como os cursos de fotografia são escassos e os que existem são cursos caros, o melhor é conseguirmos uma alternativa mais barata. Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos:
1) Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
3) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5) Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6) Olhe nos olhos
Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
7) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
8) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.
9) Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.
10) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
1) Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
3) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5) Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6) Olhe nos olhos
Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
7) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
8) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.
9) Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.
10) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
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