Ricky Martin declarou na última semana, em seu site, com todas as letras, que tem orgulho de dizer que é homossexual. A notícia mexeu com as fãs do cantor no mundo todo, inclusive no Brasil.
“No início, a gente se surpreendeu um pouco. A gente ficou preocupada com a carreira dele”, conta Daniela Witzkii, integrante de um fã-clube brasileiro do cantor. “Ele é um símbolo sexual, a gente vai continuar sonhando”, acrescenta Helena Antunes, outra fã.
Foram anos mantendo fama de galã sem assumir a verdadeira sexualidade.
“Assumir a homossexualidade é sempre uma situação que causa muito conflito quando uma pessoa pública assume a homossexualidade. No dia-a-dia da pessoa, do homossexual, não causa nenhuma diferença, mas, com o passar do tempo, sim, porque a mídia vai trazendo informações, discussões, reflexões que podem ajudar ele e a sociedade como um todo a poder aceitá-lo de uma forma melhor”, analisa a psicóloga e sexóloga Jaqueline Ferreira Lopes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Ricky Martin é mais um nome na lista de famosos que nos últimos tempos assumiram gostar de pessoas do mesmo sexo. A atriz Anna Paquin, a vampira da saga “X-Men”, declarou ser bissexual. O mágico James Randi, que teve um quadro no Fantástico em 2002, aos 82 anos, também assumiu que é gay.
A lista continua: a atriz Cynthia Nixon, do seriado "Sex and the City", a cantora e atriz Lindsay Lohan, o ex-N’Sync Lance Bass.
Netinho
No Brasil, quem assumiu é Netinho, o cantor baiano que nos anos 90 embalou multidões com a música “Milla”.
Dois anos atrás, Netinho passou por uma situação parecida com a de Ricky Martin. Ele deu uma entrevista para uma revista de celebridades e, pela primeira vez, falou sobre sua sexualidade. “Eu falei que eu já tinha vivido uma experiência com uma pessoa do mesmo sexo que eu”, recorda Netinho.
Não é fácil falar de um assunto tão íntimo, ainda mais para ele, que foi casado com uma mulher e tem uma filha, hoje com 10 anos. Mas como foi para Netinho perceber que estava se sentindo atraído por um homem? Foi uma crise existencial?
“Eu acho que todo mundo que passa por isso, quem vive esse tipo de relação. É um choque. Foi aquela sensação de não aceitação: 'Por que eu estou sentindo isso?’ Mas, com o tempo, você percebe que é um sentimento que nasceu dentro de você. Quando você coloca para fora, conta para alguém, eu acho que você passa a ser mais feliz”, explica Netinho.
A cada dia é menos "chocante" a revelação de que um famosos ou famosa é gay, afinal isso em especial no exterior.
Hoje isso chega a ser inclusive um motivo de promoção, atores que se revelam gays acabam ganhando um destaque especial na mídia, e chega a ficar mais famosos por causa disso.
A exemplo do cantor Christian Chavez, do grupo mexicano RBD, que ficou tão famosos pr ter se declarado gay que chegou a incomodar os parceiros de banda que ficaram bem apagados.
"Algumas mãe me disseram: ''Se você tivesse saído do armário cinco meses antes, talvez meu filho não tivesse se suicidado''", contou Cristian à publicação.
Confiram abaixo a lista completa dos mais famosos que assumiram publicamente serem gays:
OS CLÁSSICOS TAMBÉM ERAM GAYS:
Com certeza você já deve ter ouvido falar em Clark Gable, um famoso ator de cinema norte-americano tipo de galã viril, romântico e cínico tornou-o numa estrela mundial, mas precisamente o astro do clássico filme "E o Vento Levou", (1939), descrito pelos jornais da época como "jovem, vigoroso e brutalmente masculino", teve sua identidade gay revelada em diografia.
Essa não é a primeira vez que astros clássicos de Hollywood acabam tendo sua vida gay secreta exposta em uma biografia, Marlon Brando também teve sua bissexualidade revelada em biografia, na qual apresentava uma foto do galã fazendo sexo oral em um amigo, por muitos anos achava-se que a foto era uma montagem, mas anos antes de morrer ele declarou que a foto era verdadeira.
T.R. Knight e Mark Cornelson comemoram permissão do casamento gay no estado da Califórnia
Em outubro de 2006, T.R Knight, de "Grey's Anatomy", admitiu que era gay. No ano seguinte, um colega o ofendeu no set de filmagem e acabou dispensado da série
Em julho de 2006, Lance Bass, que fez parte do N'Sync, afirmou que é gay e até namorou um modelo brasileiro entre agosto de 2007 e março de 2008
Luke Macfarlane, de "Brothers & Sisters", anunciou em abril de 2008 que também é gay e que precisava ser "autêntico consigo mesmo"
O ator Ruppert Everett foi um dos primeiros a assumir sua homossexulidade, em 1989
Christian Chavez, do grupo mexicano RBD, frustrou suas fãs ao assumir que é gay em março do ano passado
Michael Stipe, do R.E.M, acabou com a especulação sobre sua preferência em 2008
Elton John está casado com o diretor de cinema David Furnish desde 1993
A dupla Pet Shop Boys se tornou um dos ícones do movimento GLS a partir dos anos 90, assim como seus membros: Chris Lowe (à esq) e Neil Tennant
O apresentador e empresário Bruno Chateaubriand, casado há 11 anos com André Ramos, diz que os artistas de TV não assumem sua homossexualidade porque têm medo de perder valor de mercado, de ter seu passe desvalorizado
O cantor Rufus Wainwright, que vem em maio ao Brasil, se assumiu homossexual quando era adolescente
George Michael já até foi preso em banheiro de Los Angeles com outro homem, em 1998
Fred Schneider, cantor do grupo B-52's, foi um dos primeiros músicos a admitir, nos anos 80, que era gay
Em entrevista à revista "People", em novembro de 2006, o ator Neil Patrick Harris, da série "How I Met Your Mother", disse: "Sou um homem de conteúdo gay"
Para a surpresa de todos, Rob Halford, vocalista do grupo de heavy metal Judas Priest, anunciou que era homossexual na década de 90. Recentemente disse: "Ninguém escolhe ser gay"
Simon Callow foi um dos primeiros atores britânicos a assumir que era gay, em 1984. Uma revista o colocou como um dos 30 homossexuais mais influentes do Reino Unido, em 2007
Em maio de 2008, George Takei, o capitão Sulu de "Jornada nas Estrelas", disse que irá se casar com seu namorado após a legalização do casamento gay na Califórnia
Nenhum comentário:
Postar um comentário