Ozéia Oliveira

Ozéia Oliveira
SEJA VOCÊ!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cientistas dizem que antenas de borboletas funcionam como GPS

Sensores naturais usam como referência a luz do sol e guiam animais
Cientistas americanos anunciaram nesta quinta-feira (24) a descoberta de que milhares de borboletas que anualmente migram dos Estados Unidos para o México faem de suas antenas uma espécie de GPS - sistema de posicionamento global que permite identificar as coordenadas geográficas.

Os animais usam como referência a luz solar e a partir de sensores naturais chamados relógios cicardianos localizados no cérebro conseguem estimar a hora do dia e a posição do sol,
o que permite encontrar o sul. A novidade é que os mesmos sensores estão loocalizados nas antenas.

Steven M. Reppert, neurobiologista da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, diz que a descoberta fornece informações que poderão ser usadas em outras pesquisas.

- Esse inseto vai nos ensinar como o cérebro humano funciona e dará pistas sobre os relógios antenais de outros animais que também dependem do sol como abelhas e formigas.

Para descartar a hipótese de que os relógios cicardianos não estão apenas no cerébro, os cientistas seguraram as borboletas delicadamente pelas asas e mergulharam suas antenas em esmalte. As que tiveram as antenas esmaltadas em preto perderam a noção da direção sul. As que receberam esmalte transparente conseguiram voar normalmente pela rota de costume.

Com isso, os pesquisadores comprovaram que o olfato não está ligado ao mecanismo de orientação, pois qualquer tipo de esmalte tem o poder de bloquear esse sentido.

fonte:
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/cientistas-dizem-que-borboletas-usam-suas-antenas-como-se-fossem-gps-20090924.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário