Ozéia Oliveira

Ozéia Oliveira
SEJA VOCÊ!

terça-feira, 6 de abril de 2010

O que é asma?

O que é Asma?

“A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios”.

“Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos”. (GINA – Iniciativa Global para a Asma)

Na definição acima, temos algumas pistas importantes sobre esta doença:

Doença inflamatória: – significa que seu tratamento deve ser feito com um antiinflamatório.

Doença crônica: – a asma não tem cura, mas pode ser controlada.

Indivíduos susceptíveis: – nem todas as pessoas têm asma; é preciso ter uma predisposição genética que, somada a fatores ambientais, determinam a presença da doença.

Episódios recorrentes de sintomas:- os sintomas não estão presentes o tempo todo, são as manifestações de uma piora da inflamação, esta sim presente cronicamente.

A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos: é a inflamação que deixa as vias aéreas mais sensíveis, o que confirma o importante papel da inflamação nesta doença.

Quando expostos a estímulos, as vias aéreas se tornam edemaciadas, estreitas, cheias de muco: - existem estímulos que desencadeiam as crises de asma. A presença destes estímulos, que também chamamos de desencadeadores, causa o inchaço, a presença de muco e o estreitamento das vias aéreas dificultando a passagem de ar, daí os sintomas da asma nos momentos de crise.

Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. Nem toda a pessoa com alergia tem asma e nem todos os casos de asma podem ser explicados somente pela resposta alérgica do organismo a determinados estímulos.

Se não for tratada, a asma pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa. No entanto, se controlada, é possível levar uma vida produtiva e ativa.

Antigamente, a asma era chamada de bronquite, bronquite alérgica ou bronquite asmática. O nome asma estava vinculado aos casos mais graves. O nome correto é simplesmente ASMA.

A bronquite é, na verdade, a inflamação dos brônquios e diferente da asma pode ter sua causa bem definida, por exemplo, uma infecção por bactérias ou vírus. Também difere da asma por apresentar um tempo de início definido e poder ser totalmente tratada.

A asma pode ser classificada como intermitente ou persistente. Dentro dos quadros persistentes são definidos diferentes níveis de intensidade da doença: leve, moderada ou grave.

Esta classificação se faz de acordo com a presença dos sintomas (freqüência e intensidade), o quanto interfere no dia-a-dia do asmático e, o comprometimento de sua função pulmonar.

Asma Intermitente:

sintomas menos de uma vez por semana;

crises de curta duração (leves);

sintomas noturnos esporádicos (não mais do que duas vezes ao mês);

provas de função pulmonar normal no período entre as crises.


Asma Persistente Leve:

presença de sintomas pelo menos uma vez por semana, porém, menos de uma vez ao dia;

presença de sintomas noturnos mais de duas vezes ao mês,porém, menos de uma vez por semana;

provas de função pulmonar normal no período entre as crises.

Asma Persistente Moderada:

sintomas diários;

as crises podem afetar as atividades diárias e o sono;

presença de sintomas noturnos pelo menos uma vez por semana;

provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF¹) >60% e < 80% do esperado.

Asma Persistente Grave:

sintomas diários;

crises freqüentes;

sintomas noturnos freqüentes;

provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF¹) > 60% do esperado.

Cuidados com a unha encravada

Unhas Encravadas – Dicas para evitar e tratar

Por Mulher Esperta na categoria Beleza


Quando uma unha encrava além da dor que ela proporciona ela abre uma porta para infecções que podem ser graves dependendo do seu estado de saúde. Por isso é importante evitar que elas encravem e se encravarem devemos dar o tratamento devido.

Normalmente as causas das unhas encravadas são o uso contínuo de sapato apertado e o mau hábito de cortar as unhas até muito rente a pele e não lixa-las, mas o formato da unha da pessoa pode influenciar também.

O correto quando uma unha encrava é procurar um profissional que vá desencrava-la, não se deve cutucar ou tentar cortar a unha sozinho, você pode se ferir e causar mais problemas.

Para evitar as unhas encravadas:

Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre

Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa

Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os

Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos

Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso

Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um podólogo

Tratando unhas encravadas:

Depois de procurar um profissional que retire a espícula da unha encravada você deve tomar uma série de cuidados para que a unha sare sem infeccionar.

Não molhe o curativo feito pelo podólogo e limpe os pés com um algodão embebido em álcool.

Se não existe curativo, você pode limpar a unha com água oxigenada e usar uma pomada cicatrizante.

Não abafe a unha ou use calçados fechados até a unha sarar.

Lixe a superfície da unha com o lado fino da lixa para que ela fique enfraquecida e não volte a encravar.

Unhas encravadas

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas penetra na pele, causando dor e inflamação. A dor pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa).

Isto acontece geralmente pelo hábito errado de se cortar os cantos das unhas, que causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local. O uso de sapato de ponta fina ou apertados também facilitam o encravamento das unhas.

Para evitar passar por este desconforto, corte a unha reta e nunca corte os cantos. Além disso, evite cortá-las curtas demais, deixando sempre aquela parte branca; e evite usar calçados apertados.



Em recém-nascidos, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se forem muito apertados (o ideal é utilizar os mais folgados) e em crianças devido traumatismos ou pressão.

- Traumatismo: Tropeções, quedas de objetos sobre a unha, corte incorreto causado por tesoura ou alicates, causando lesões.



- Pressão: Também ocasiona alguns problemas podendo ser por meias pequenas ou muito grossas que friccionam a pele (bordas ungueais). Também podem ser por calçados apertados, justos e estreitos.

Uma dica aos pais: Na hora de escolher e comprar um calçado, escolha sempre um tamanho que entre a ponta do calçado e as pontas dos dedos, haja pelo menos de 1 a 1,5 centímetro, para acompanhar o deslocamento do pé ao caminhar.

O tratamento varia e deve ser indicado por um dermatologista. Pode ser necessário o uso de antibióticos (local ou oral) até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Deixe qualquer pergunta que eu te responderei?????????????????????????????????

Você tem coragem de fazer um aborto? Deixe seu comentario

Aborto!

SHERAZADE






Certa mãe carregando nos braços um bebê, entrou num consultório médico e, diante deste, começou a lamuriar-se:


– Doutor, o senhor precisa me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e estou grávida de novo! Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas sim num espaço grande entre um e outro.


Indaga o médico:


– Muito bem... e o que a senhora quer que eu faça?


A mulher, já esperançosa, respondeu:


– Desejo interromper esta gravidez e quero contar com sua ajuda.


O médico pensou alguns minutos e disse para a mulher:


– Acho que tenho uma melhor opção para solucionar o problema e é menos perigoso para a senhora.


A mulher sorria, certa que o médico aceitara o seu pedido, quando o ouviu dizer:


– Veja bem, minha senhora... para não ficar com dois bebês em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, o outro poderá nascer... Se o caso é matar, não há diferença para mim entre um e outro. Até porque sacrificar o que a senhora tem nos braços é mais fácil e a senhora não corre nenhum risco.


A mulher apavorou-se:



– Não, doutor!!! Que horror!!! Matar uma criança é crime...


Ricky Martin e Netinho - Cantores assumiram essa semana que são gays


Ricky Martin declarou na última semana, em seu site, com todas as letras, que tem orgulho de dizer que é homossexual. A notícia mexeu com as fãs do cantor no mundo todo, inclusive no Brasil.

“No início, a gente se surpreendeu um pouco. A gente ficou preocupada com a carreira dele”, conta Daniela Witzkii, integrante de um fã-clube brasileiro do cantor. “Ele é um símbolo sexual, a gente vai continuar sonhando”, acrescenta Helena Antunes, outra fã.
Foram anos mantendo fama de galã sem assumir a verdadeira sexualidade.

“Assumir a homossexualidade é sempre uma situação que causa muito conflito quando uma pessoa pública assume a homossexualidade. No dia-a-dia da pessoa, do homossexual, não causa nenhuma diferença, mas, com o passar do tempo, sim, porque a mídia vai trazendo informações, discussões, reflexões que podem ajudar ele e a sociedade como um todo a poder aceitá-lo de uma forma melhor”, analisa a psicóloga e sexóloga Jaqueline Ferreira Lopes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Ricky Martin é mais um nome na lista de famosos que nos últimos tempos assumiram gostar de pessoas do mesmo sexo. A atriz Anna Paquin, a vampira da saga “X-Men”, declarou ser bissexual. O mágico James Randi, que teve um quadro no Fantástico em 2002, aos 82 anos, também assumiu que é gay.

A lista continua: a atriz Cynthia Nixon, do seriado "Sex and the City", a cantora e atriz Lindsay Lohan, o ex-N’Sync Lance Bass.

Netinho

No Brasil, quem assumiu é Netinho, o cantor baiano que nos anos 90 embalou multidões com a música “Milla”.

Dois anos atrás, Netinho passou por uma situação parecida com a de Ricky Martin. Ele deu uma entrevista para uma revista de celebridades e, pela primeira vez, falou sobre sua sexualidade. “Eu falei que eu já tinha vivido uma experiência com uma pessoa do mesmo sexo que eu”, recorda Netinho.

Não é fácil falar de um assunto tão íntimo, ainda mais para ele, que foi casado com uma mulher e tem uma filha, hoje com 10 anos. Mas como foi para Netinho perceber que estava se sentindo atraído por um homem? Foi uma crise existencial?

“Eu acho que todo mundo que passa por isso, quem vive esse tipo de relação. É um choque. Foi aquela sensação de não aceitação: 'Por que eu estou sentindo isso?’ Mas, com o tempo, você percebe que é um sentimento que nasceu dentro de você. Quando você coloca para fora, conta para alguém, eu acho que você passa a ser mais feliz”, explica Netinho.

  A cada dia é menos "chocante" a revelação de que um famosos ou famosa é gay, afinal isso em especial no exterior.


Hoje isso chega a ser inclusive um motivo de promoção, atores que se revelam gays acabam ganhando um destaque especial na mídia, e chega a ficar mais famosos por causa disso.

A exemplo do cantor Christian Chavez, do grupo mexicano RBD, que ficou tão famosos pr ter se declarado gay que chegou a incomodar os parceiros de banda que ficaram bem apagados.

"Algumas mãe me disseram: ''Se você tivesse saído do armário cinco meses antes, talvez meu filho não tivesse se suicidado''", contou Cristian à publicação.

Confiram abaixo a lista completa dos mais famosos que assumiram publicamente serem gays:

OS CLÁSSICOS TAMBÉM ERAM GAYS:

Com certeza você já deve ter ouvido falar em Clark Gable, um famoso ator de cinema norte-americano tipo de galã viril, romântico e cínico tornou-o numa estrela mundial, mas precisamente o astro do clássico filme "E o Vento Levou", (1939), descrito pelos jornais da época como "jovem, vigoroso e brutalmente masculino", teve sua identidade gay revelada em diografia.

Essa não é a primeira vez que astros clássicos de Hollywood acabam tendo sua vida gay secreta exposta em uma biografia, Marlon Brando também teve sua bissexualidade revelada em biografia, na qual apresentava uma foto do galã fazendo sexo oral em um amigo, por muitos anos achava-se que a foto era uma montagem, mas anos antes de morrer ele declarou que a foto era verdadeira.

T.R. Knight e Mark Cornelson comemoram permissão do casamento gay no estado da Califórnia

Em outubro de 2006, T.R Knight, de "Grey's Anatomy", admitiu que era gay. No ano seguinte, um colega o ofendeu no set de filmagem e acabou dispensado da série

Em julho de 2006, Lance Bass, que fez parte do N'Sync, afirmou que é gay e até namorou um modelo brasileiro entre agosto de 2007 e março de 2008

Luke Macfarlane, de "Brothers & Sisters", anunciou em abril de 2008 que também é gay e que precisava ser "autêntico consigo mesmo"

O ator Ruppert Everett foi um dos primeiros a assumir sua homossexulidade, em 1989

Christian Chavez, do grupo mexicano RBD, frustrou suas fãs ao assumir que é gay em março do ano passado

Michael Stipe, do R.E.M, acabou com a especulação sobre sua preferência em 2008

Elton John está casado com o diretor de cinema David Furnish desde 1993

A dupla Pet Shop Boys se tornou um dos ícones do movimento GLS a partir dos anos 90, assim como seus membros: Chris Lowe (à esq) e Neil Tennant

O apresentador e empresário Bruno Chateaubriand, casado há 11 anos com André Ramos, diz que os artistas de TV não assumem sua homossexualidade porque têm medo de perder valor de mercado, de ter seu passe desvalorizado

O cantor Rufus Wainwright, que vem em maio ao Brasil, se assumiu homossexual quando era adolescente

George Michael já até foi preso em banheiro de Los Angeles com outro homem, em 1998

Fred Schneider, cantor do grupo B-52's, foi um dos primeiros músicos a admitir, nos anos 80, que era gay

Em entrevista à revista "People", em novembro de 2006, o ator Neil Patrick Harris, da série "How I Met Your Mother", disse: "Sou um homem de conteúdo gay"

Para a surpresa de todos, Rob Halford, vocalista do grupo de heavy metal Judas Priest, anunciou que era homossexual na década de 90. Recentemente disse: "Ninguém escolhe ser gay"

Simon Callow foi um dos primeiros atores britânicos a assumir que era gay, em 1984. Uma revista o colocou como um dos 30 homossexuais mais influentes do Reino Unido, em 2007

Em maio de 2008, George Takei, o capitão Sulu de "Jornada nas Estrelas", disse que irá se casar com seu namorado após a legalização do casamento gay na Califórnia

domingo, 4 de abril de 2010

O maior ovo de páscoa do mundo.

O maior ovo de páscoa do mundo é o Ovo gigante do Canadá. Este aqui em baixo.




Mas ele é uma estátua, e portanto, não comestível. Assim não posso dizer que concordo com a afirmação acima. Neste caso, eu credito minhas fichas ao maior ovo comestível do planeta, que mede mais de oito metros de altura por 6,39m de largura e pesa quase duas toneladas de puro chocolate belga. Ele levou 525 horas para ser feito por 26 artistas do chocolate.

Ele leva em sua estrutura nada menos que 50.000 barras de chocolate.