Ozéia Oliveira

Ozéia Oliveira
SEJA VOCÊ!

sábado, 10 de setembro de 2011

Dengue – 2 matérias:Dengue tipo 4 em Minas

Dengue tipo 4 em Minas
Estado de Minas/MG
06 de setembro de 2011
Mulher de Frutal, no Triângulo Mineiro, é a primeira pessoa infectada no estado pela variação do vírus. Secretaria teme que sorotipo aumente número de casos em 2012
Flávia AyerMinas Gerais está sob uma nova ameaça trazida pelo mosquito Aedes aegypti: foi confirmado ontem o primeiro caso da dengue pelo vírus tipo 4 (DEN-4). A vítima é uma senhora de 62 anos, moradora de Frutal, município do Triângulo Mineiro, a 650 quilômetros de Belo Horizonte. Curada desde maio, foi a quarta vez que a mulher teve a doença e, agora, pelo menos, pode esbanjar que tem imunidade a todos os tipos da dengue documentados. O receio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que a chegada do novo sorotipo ao território mineiro traga como efeitos colaterais o aumento do número de casos no ano que vem, em especial de pacientes com quadros mais graves.
Apesar de a dengue 4 não ser a mais agressiva ao organismo, a população não desenvolveu ainda imunidade ao vírus, que por mais de 28 anos esteve distante do país. A constatação de uma quarta modalidade também aumenta a chance da reincidência da doença, quando normalmente os sintomas tendem a ser mais penosos. O primeiro caso recente do tipo 4 foi registrado em julho do ano passado, em Roraima, e já se alastrou por São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, entre outros. O Ministério da Saúde não tem levantamento de quais estados ainda não registraram a DEN-4.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Frutal, José Plínio dos Reis, a suspeita é que o vírus tenha chegado por São Paulo. "A paciente não viajou no período, mas estamos a 100 quilômetros de São José do Rio Preto, onde houve a confirmação da dengue tipo 4", diz o secretário, que falou com o Estado de Minas, por telefone, da casa da paciente, que pediu anonimato. Plínio conta que, assim que foram registrados casos paulistas, foram feitas 13 coletas de sangue para identificar o novo vírus em Frutal.
DORES FORTES Por meio do secretário, a senhora diz que, desta última vez, sentiu dores mais fortes e precisou ficar internada por quatro dias no hospital. Totalmente recuperada e agora imune à doença, ela garante que não deixará de adotar ações preventivas e continuará limpando vasos de planta que enfeitam a casa, no Centro de Frutal. De acordo com o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Marcelo Simão Ferreira, quando uma pessoa é contaminada pelo vírus da dengue, o organismo produz anticorpos que a protegem de novas infecções pelo mesmo sorotipo.
Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor de cabeça, dor abdominal, nas articulações e músculos, além de redução no número de plaquetas e leucócitos, náusea, vômitos e sangramento nasal, que começam a vir à tona 5 dias depois da picada do mosquito. E é bom os mineiros ficarem atentos aos sintomas, pois a SES estima mais casos de dengue no ano que vem, com a chegada da DEN-4. "Vamos ter ideia realmente em outubro, com os resultados do Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa)", afirma a referência técnica em dengue do estado, Kauara Campos.

Ela esclarece que a confirmação do primeiro caso não significa que o DEN-4 tenha chegado agora em Minas. "São feitos os exames de isolamento viral para identificar o sorotipo", afirma, ressaltando que as ações de mobilização continuam. Com 1.451 casos confirmados, Belo Horizonte afirma já ter se preparado para a chegada do novo vírus. "Implantamos um teste rápido de dengue nas UPAs", diz o secretário adjunto, Fabiano Pimenta.
Números da dengue casos foram notificados em MG em 2011 até ontem casos foram notificados no estado em 2010 óbitos já foram confirmados em MG em 2011 casos de dengue foram confirmados em BH neste ano

FONTE:http://atardeonline.com.br/brasil/noticia.jsf?id=5762926
__________________
Palavra de especialista
Carlos Starling, médico e coordenador científico da sociedade brasileira de infectologia
Tipo 2 é o mais violento
Os quatro tipos de dengue são variações genéticas de um mesmo vírus. Eles têm mais semelhanças do que diferenças e, pelo que sabemos, o tipo 2 é o mais violento ao organismo. Normalmente, a resposta do corpo a uma nova infecção tende a ser mais exarcebada. Com a circulação da dengue tipo 4, com a população mais infectada pelos outros tipos, há, portanto, a possibilidade de haver quadros clínicos mais graves. Vamos, provavelmente, nos deparar mais com casos de dengue hemorrágica (modalidade mais grave da doença), que, em geral, está associada a reinfecções. Mas, se por um lado temos mais um vírus em circulação, por outro, a boa notícia é que as vacinas contra a dengue começam a ser testadas.
Vírus 4 da dengue em MG
Estado de Minas/MG
06 de setembro de 2011
Uma mulher de 62 anos, de Frutal, no Triângulo, é a primeira pessoa no estado a contrair dengue causada pelo vírus tipo 4 (DEN 4). Com a chegada a Minas desse sorotipo, que passou 28 anos sem registro no país, a Secretaria de Estado da Saúde já se prepara para um aumento do número de casos e de pacientes com quadros mais graves. Isso deve ocorrer porque aqueles que já tiveram dengue provocada pelos outros vírus e ficaram imunes a eles continuam expostos ao novo sorotipo. Para piorar, nos casos de reincidência os efeitos tendem a ser mais graves.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário