Ozéia Oliveira

Ozéia Oliveira
SEJA VOCÊ!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Cachear ou alisar?


Alisar ou Cachear?

Técnicas para alisar e cachear seus fios.

Se o que você mais deseja é ter fios lisos, mas tem cabelos pra lá de cacheados, ou, ao contrário, faria de tudo para conseguir ondas à la Gisele Bündchen no lugar das madeixas escorridas, descubra aqui as melhores técnicas para alisar e cachear seus fios, quando bem entender!

Os cabelos lisos continuam liderando a preferência feminina. Para consegui-los, você pode optar pela tradicional escova ou apelar para métodos de alisamento. O melhor é que as técnicas mais recentes de alisamento não danificam tanto os fios quanto as mais antigas.

Recondicionamento Térmico

Também conhecido por escova definitiva ou alisamento japonês, o recondicionamento térmico deixa os cabelos lisos por muito tempo. A "mágica" acontece graças ao uso de um concentrado de queratina que transforma a estrutura dos fios. Quando uma pessoa tem os cabelos lisos, a queratina se espalha igualmente por toda a extensão do fio. Já nos crespos, a queratina se acumula mais em algumas partes e menos em outras, formando as ondas. Com o recondicionamento térmico, é possível fazer com que a queratina se espalhe de maneira uniforme no fio. A chapinha especial é utilizada para alisar o cabelo e fazer com que os produtos aplicados sejam totalmente absorvidos e distribuídos pelos fios.

Escova Francesa

Seu principal diferencial em relação ao alisamento japonês é que permite um resultado mais natural, inspirado nos cabelos das francesas, que são lisos, mas não "escorridos". Além disso, a técnica também não é definitiva, devendo ser reaplicada a cada três meses, em média. A escova francesa é uma associação entre a técnica da defrisagem, que permite controlar o grau de alisamento dos cabelos (é possível deixá-los completamente lisos ou simplesmente soltar os cachos e diminuir o volume) e o sistema UOM, um tratamento que regenera os fios por meio da vaporização de micromoléculas de queratina.

Alisamento Tradicional

O alisamento tradicional utiliza cremes alisantes de efeito temporário. Os produtos possuem concentrações diferentes para cada tipo de cabelo. Eles podem ser usados para alisar ou relaxar cabelos crespos e ondulados e para diminuir o volume em cabelos que já são lisos. O tempo de permanência do produto nos fios é que vai definir o resultado: alisamento total ou relaxamento das ondas. O efeito dura de três a seis meses.

Já quem prefere os cacheados e ondulados, a hora é essa! Eles voltaram à moda e estão com tudo nesta estação. Para conseguí-los, você pode fazer uma permanente e dar adeus aos cabelos lisos para sempre, ou utilizar técnicas caseiras para enrolar os fios temporariamente e virar Gisele Bündchen por um dia.

Permanente

O tradicional método da permanente, usado desde a época de nossas mães, continua sendo imbatível para encaracolar e dar mais volume aos fios muito lisos e finos. Os cabelos são separados em mechas e enrolados com rolinhos de borracha. Em seguida, aplica-se o líquido para permanente, que existe em diferentes versões para todos os tipos de cabelos: finos e tingidos, grossos e danificados, quebradiços etc. O tempo de permanência do produto é que define o efeito mais ou menos cacheado. Depois de enxaguados, os cabelos recebem um neutralizador. O efeito pode durar de três a seis meses.

Babyliss

Perfeito para criar as ondas da moda. Com os cabelos limpos, aplique um protetor térmico para evitar que o calor danifique os fios, e separe as mechas da largura desejada (mechas mais finas criam mais volume, e as mais largas conferem um ondulado mais natural). Enrole mecha por mecha no babyliss, deixando-as presas durante 5 a 10 segundos. Solte e ajeite os cachos com os dedos. Para que o penteado dure mais tempo, aplique uma nuvem de spray fixador.

Use o algodão no lugar de bóbis

Essa dica é perfeita para substituir os bóbis. Separe os cabelos em mechas e as enrole em chumaços de algodão. Para cachos maiores, utilize um pedaço de algodão maior. Prenda os chumaços na cabeça com grampos e passe o secador. O algodão ajuda a preservar o calor por mais tempo.

E tem outra vantagem: se você optar por fazer o penteado no salão, não precisa ficar lá esperando até o cabelo terminar de secar. Você pode ir para casa e ficar com os fios enrolados até o momento de sair, assim o penteado dura mais. Além de não ter que devolver os bóbis, o algodão também é mais fácil de ser retirado da cabeça.

Para seus cachos não despencarem antes do final da noite, aplique um pouco de mousse modeladora antes de começar a enrolar os fios ou vaporize com spray fixador depois. Ao soltar os rolinhos, não se esqueça de abrir os cachos com os dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário