Ozéia Oliveira

Ozéia Oliveira
SEJA VOCÊ!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Cuidados com a unha encravada

Unhas Encravadas – Dicas para evitar e tratar

Por Mulher Esperta na categoria Beleza


Quando uma unha encrava além da dor que ela proporciona ela abre uma porta para infecções que podem ser graves dependendo do seu estado de saúde. Por isso é importante evitar que elas encravem e se encravarem devemos dar o tratamento devido.

Normalmente as causas das unhas encravadas são o uso contínuo de sapato apertado e o mau hábito de cortar as unhas até muito rente a pele e não lixa-las, mas o formato da unha da pessoa pode influenciar também.

O correto quando uma unha encrava é procurar um profissional que vá desencrava-la, não se deve cutucar ou tentar cortar a unha sozinho, você pode se ferir e causar mais problemas.

Para evitar as unhas encravadas:

Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre

Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa

Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os

Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos

Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso

Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um podólogo

Tratando unhas encravadas:

Depois de procurar um profissional que retire a espícula da unha encravada você deve tomar uma série de cuidados para que a unha sare sem infeccionar.

Não molhe o curativo feito pelo podólogo e limpe os pés com um algodão embebido em álcool.

Se não existe curativo, você pode limpar a unha com água oxigenada e usar uma pomada cicatrizante.

Não abafe a unha ou use calçados fechados até a unha sarar.

Lixe a superfície da unha com o lado fino da lixa para que ela fique enfraquecida e não volte a encravar.

Unhas encravadas

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas penetra na pele, causando dor e inflamação. A dor pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa).

Isto acontece geralmente pelo hábito errado de se cortar os cantos das unhas, que causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local. O uso de sapato de ponta fina ou apertados também facilitam o encravamento das unhas.

Para evitar passar por este desconforto, corte a unha reta e nunca corte os cantos. Além disso, evite cortá-las curtas demais, deixando sempre aquela parte branca; e evite usar calçados apertados.



Em recém-nascidos, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se forem muito apertados (o ideal é utilizar os mais folgados) e em crianças devido traumatismos ou pressão.

- Traumatismo: Tropeções, quedas de objetos sobre a unha, corte incorreto causado por tesoura ou alicates, causando lesões.



- Pressão: Também ocasiona alguns problemas podendo ser por meias pequenas ou muito grossas que friccionam a pele (bordas ungueais). Também podem ser por calçados apertados, justos e estreitos.

Uma dica aos pais: Na hora de escolher e comprar um calçado, escolha sempre um tamanho que entre a ponta do calçado e as pontas dos dedos, haja pelo menos de 1 a 1,5 centímetro, para acompanhar o deslocamento do pé ao caminhar.

O tratamento varia e deve ser indicado por um dermatologista. Pode ser necessário o uso de antibióticos (local ou oral) até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário